Em 16 de março de 1973 foi constituída a entidade representativa do cooperativismo em Mato Grosso. Nascia nessa data a OCEMAT – Organização das Cooperativas no Estado de Mato Grosso, em uma sede no Palácio Alencastro, em Cuiabá.
Nessa época Mato Grosso era um só, e não existia Mato Grosso do Sul. Isso só ocorreu em 24 de março de 1979, com a divisão de Mato Grosso e o surgimento do estado de Mato Grosso do Sul. Com a divisão, foi realizada a última Assembleia Geral da OCEMAT, onde se constituiu, no dia 07 de junho de 1979, a “Organização das Cooperativas do Estado de Mato Grosso do Sul”, que nasceu com 48 cooperativas que estavam registradas na OCEMAT.
Em setembro de 1982 a Organização mato-grossense adquiriu sua primeira sede própria na Rua Antônio João, bem no Centro da Capital.
Em 03 de setembro de 1993 incorpora as funções de Sindicato Patronal, transformando-se assim em Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado de Mato Grosso – OCEMAT.
O cooperativismo continuou ganhado força e em 15 de outubro de 1999 foi instituído o ‘S’ do cooperativismo em Mato Grosso - o SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO – SESCOOP/MT, com a missão de promover o cooperativismo, a capacitação, a formação profissional, a autogestão e o desenvolvimento social.
Outra mudança acorreu no dia 19 de abril de 2001: a OCEMAT passa a denominar-se SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS NO ESTADO DE MATO GROSSO - OCB/MT”. Mato Grosso foi a primeira organização estadual do Brasil a adotar a marca unificada do Sistema OCB.
Mais uma mudança ocorreu no dia 23 de abril de 2008, com a inauguração de sua nova sede, localizada no Centro Político Administrativo de Mato Grosso. Uma sede que consolidou a força do cooperativismo no desenvolvimento do Estado.
Hoje o Sistema OCB/MT é referência de governança e gestão.
Sua formação é composta de três casas:
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso - Que atua na Representação, Defesa, Atuação Sindical, Preservação e Proteção da Marca Cooperativa, Validação da Conformidade dos Atos Societários e as Ações de Desenvolvimento;
SESCOOP-MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso – responsável pela formação profissional, promoção social e monitoramento;
I.COOP – Faculdade do Cooperativismo de Mato Grosso – que proporciona a educação superior através da graduação, pós-graduação, extensão e pesquisa.
O PAPEL DO SISTEMA - O Sistema OCB de Mato Grosso está ao lado das cooperativas, fomentando e sempre respeitando suas diretrizes de autogestão, governança, proporcionado conhecimento estratégico, a interação sistêmica, transparência através de resultado para os associados e estimulando a intercooperação.
Aliás, os 7 Princípios do Cooperativismo são os norteadores das ações Sistemicas:
1. Adesão livre e voluntária
2. Controle democrático pelos sócios
3. Participação econômica dos sócios
4. Autonomia e independência
5. Educação, treinamento e informação.
6. Cooperação entre cooperativas
7. Preocupação com a comunidade
São com princípio, valores fortes, propósitos definidos, metas tangíveis, que o Sistema OCB/MT, contribuiu diretamente para o crescimento dos 11 ramos, dos 13 existentes do cooperativismo, organizados em Mato Grosso:
AGROPECUÁRIO
CONSUMO
CRÉDITO
EDUCACIONAL
HABITACIONAL
INFRAESTRUTURA
MINERAL
PRODUÇÃO
SAÚDE
TRABALHO
TRANSPORTE
O resultado dessa força econômica social é o envolvimento de mais de 50% da população mato-grossense com o cooperativismo;
O 3º Estado brasileiro com maior população envolvida com o cooperativismo proporcionalmente;
Presença física em 84% dos 141 munícipios;
Somos um sistema democrático que agrega pessoas e gera desenvolvimentos onde as cooperativas estão inseridas.
Cooperativismo. Você participa. Todos crescem!