INSTITUCIONAL | IDENTIDADE
O papel do Sistema OCB/MT

A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso foi constituída no dia 16 de março de 1973. Nasceu OCEMAT – Organização das Cooperativas no Estado de Mato Grosso, e em 19 de abril de 2001, passou a denominar-se Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso, Sistema OCB/MT.  

O Sistema OCB/MT é composto por três instituições: Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso (OCB-MT); pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso (Sescoop-MT), e o I.COOP – Instituto do Cooperativismo, que é o mantenedor da Faculdade do Cooperativismo.   

Pela Lei 5764/1971, compete a OCB/MT manter serviços de assistência geral ao sistema cooperativista, seja quanto à estrutura social, seja quanto aos métodos operacionais e orientação jurídica, mediante pareceres e recomendações, tais como: orientação na elaboração de estatutos, atas, fichas de cooperados etc, realização de assembleias gerais, bem como, a verificação da ocorrência, ou não, dos atos cooperativos previsto no artigo 79 e § único, da Lei 5764/1971.    

OCB/MT - Tem a missão de representar o Sistema Cooperativista Mato-grossense, respeitando a sua diversidade, promovendo a eficiência e eficácia econômica e social das cooperativas.  

SESCOOP/MT -  Sua missão é promover o cooperativismo, a capacitação, a formação profissional, a autogestão e o desenvolvimento social nas cooperativas.    

I.COOP -  Dotar dirigentes e executivos, atuais ou futuros, de conhecimentos estratégicos, competências relacionais e de negócios em ambientes cooperativos - não providos pelos meios da educação convencional - fundamentados na autogestão.




OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem de Cooperativismo de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet