COOPERATIVISMO |
Quinta-Feira, 10 de Janeiro de 2019, 16h:12
Cooperativismo em Mato Grosso

Em 16 de março de 1973 foi constituída a entidade representativa do cooperativismo em Mato Grosso. Nascia nessa data a OCEMAT – Organização das Cooperativas no Estado de Mato Grosso, em uma sede no Palácio Alencastro, em Cuiabá.      

Nessa época Mato Grosso era um só, e não existia Mato Grosso do Sul. Isso só ocorreu em 24 de março de 1979, com a divisão de Mato Grosso e o surgimento do estado de Mato Grosso do Sul. Com a divisão, foi realizada a última Assembleia Geral da OCEMAT, onde se constituiu, no dia 07 de junho de 1979, a “Organização das Cooperativas do Estado de Mato Grosso do Sul”, que nasceu com 48 cooperativas que estavam registradas na OCEMAT.      

Em setembro de 1982 a Organização mato-grossense adquiriu sua primeira sede própria na Rua Antônio João, bem no Centro da Capital.      

Em 03 de setembro de 1993 incorpora as funções de Sindicato Patronal, transformando-se assim em Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado de Mato Grosso – OCEMAT.      

O cooperativismo continuou ganhado força e em 15 de outubro de 1999 foi instituído o ‘S’ do cooperativismo em Mato Grosso - o SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO – SESCOOP/MT, com a missão de promover o cooperativismo, a capacitação, a formação profissional, a autogestão e o desenvolvimento social.        

Outra mudança acorreu no dia 19 de abril de 2001: a OCEMAT passa a denominar-se SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS NO ESTADO DE MATO GROSSO - OCB/MT”. Mato Grosso foi a primeira organização estadual do Brasil a adotar a marca unificada do Sistema OCB.      

Mais uma mudança ocorreu no dia 23 de abril de 2008, com a inauguração de sua nova sede, localizada no Centro Político Administrativo de Mato Grosso. Uma sede que consolidou a força do cooperativismo no desenvolvimento do Estado.      

Hoje o Sistema OCB/MT é referência de governança e gestão.      

Sua formação é composta de três casas:      

OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso - Que atua na Representação, Defesa, Atuação Sindical, Preservação e Proteção da Marca Cooperativa, Validação da Conformidade dos Atos Societários e as Ações de Desenvolvimento;      

SESCOOP-MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso – responsável pela formação profissional, promoção social e monitoramento;      

I.COOP Faculdade do Cooperativismo de Mato Grosso – que proporciona a educação superior através da graduação, pós-graduação, extensão e pesquisa.      

O PAPEL DO SISTEMA - O Sistema OCB de Mato Grosso está ao lado das cooperativas, fomentando e sempre respeitando suas diretrizes de autogestão, governança, proporcionado conhecimento estratégico, a interação sistêmica, transparência através de resultado para os associados e estimulando a intercooperação.         

Aliás, os 7 Princípios do Cooperativismo são os norteadores das ações Sistemicas:  

1. Adesão livre e voluntária

2. Controle democrático pelos sócios

3. Participação econômica dos sócios

4. Autonomia e independência

5. Educação, treinamento e informação.

6. Cooperação entre cooperativas

7. Preocupação com a comunidade      

São com princípio, valores fortes, propósitos definidos, metas tangíveis, que o Sistema OCB/MT, contribuiu diretamente para o crescimento dos 11 ramos, dos 13 existentes do cooperativismo, organizados em Mato Grosso:      

AGROPECUÁRIO

CONSUMO

CRÉDITO

EDUCACIONAL

HABITACIONAL

INFRAESTRUTURA

MINERAL

PRODUÇÃO

SAÚDE

TRABALHO

TRANSPORTE  

O resultado dessa força econômica social é o envolvimento de mais de 50% da população mato-grossense com o cooperativismo;      

O 3º Estado brasileiro com maior população envolvida com o cooperativismo proporcionalmente;      

Presença física em 84% dos 141 munícipios;      

Somos um sistema democrático que agrega pessoas e gera desenvolvimentos onde as cooperativas estão inseridas.      

Cooperativismo. Você participa. Todos crescem!




OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem de Cooperativismo de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet